sábado, 19 de novembro de 2016



                              Dança de Rua


Dança de rua  (também conhecida como street dance) é um estilo de dança que se desenvolveu (possivelmente nos Estados Unidos) a partir do dance studio. Consiste em uma força de dança que pode ser em rua, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano. 

As primeiras influências surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk (não confundir com o Funk Carioca.), estilo musical que tem entre seus expoentes Michael Jackson, Paula Lima, Le Gusta, Funk N' Lata, Olodum, Sandra de Sá, Thaide e DJ Hum, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Funkadelic, entre outros.
Breaking, uma das vertentes dos Street Dances, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente. No Brasil, os dançarinos incorporaram novos elementos à dança.

                        Dança de Rua - Origem e conceitos



       Estas formas artísticas foram surgindo no ambiente urbano de Nova York, cidade dos Estados Unidos, na passagem dos anos 60 para os anos 70. O termo foi criado pelo então DJ Afrika Bambaataa, fundador da organização Zulu Nation, referindo-se ao movimento dos quadris.

    Resultado de imagem para dança de rua break.

       A Dança de rua é formada pôr vários estilos, todos eles influenciados pela dança funk. Tudo que não é Clássico (acadêmico) é Street.
     Street apesar de significar Rua, não quer dizer que todos os deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como, Clubs (danceterias), programas de TV, etc…
    Nos dias de hoje quando se diz Street dance ou Dança Urbana Americana você entende por: Locking, Wacking/Punking, Up Rocking, Popping (Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Sacramento, etc.), Boogalooing, B.Boying, Hip Hop Dance e House Dance, Dancehall, Ragga Jam e Krump .

    Resultado de imagem para dança de rua
    Os 4 elementos do Hip Hop são:
    - O BREAK: representa o corpo através da dança;
    - O MC : a consciência, o cérebro;
    - O DJ: a alma, essência e raiz;
    - O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação...

    Resultado de imagem para graffiti
    Os negros americanos, influenciados pelo sapateado clássico Irlandês, criaram uma dança nova com a técnica percussiva dos sons dos pés somada à estrutura e movimentação corporal das danças africanas, uma vez que estas eram sua herança cultural. Por ser uma dança Urbana e que não tinha mais relação com o clássico deram o rotulo de Street Dance.

    Resultado de imagem para dança de rua street danceDepois do Tap se estabilizar na América e se tornar uma dança popular entre anos 30 e 60 nada de novo apareceu e o termo Street Dance ficou em desuso. Somente em 69 esse termo ressurgiu quando Don Campbellock criou a dança Locking. Em seguida nos anos 70 varias outras danças surgiram nos estados unidos com a mesma origem, uma dança Urbana e popular.
    Resultado de imagem para dança de rua street dance

    Apesar de Street em Português significar “ Rua”, para os Americanos ela não tem exatamente essa conotação, porque, neste caso, Street Dance significa “Dança Urbana” do Povo que não veio do meio acadêmico. Não quer dizer exatamente que ela foi inventada ou dançada nas Ruas. Entre os estilos de dança urbana, apenas o B.Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, Concurso de talentos estudantis etc… É das Ruas porque veio de pessoas que vivem nas cidades.

    Sendo assim, quando se diz fazer Street Dance é necessário ter embasamento em todos os estilos desse universo e mesmo que o dançarino escolha uma técnica do Street Dance para se aperfeiçoar, é importante ele saber sobre os demais estilos para poder entender e se integrar a cultura. 


    THASSILA VASQUEZ & ISADORA GALVÃO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário