sexta-feira, 18 de novembro de 2016

                          

                         Arte Renascentista

   Na medida em que o Renascimento resgata a cultura clássica, greco-romana, as construções foram influenciadas por características antigas, adaptadas à nova realidade moderna, ou seja, a construção de igrejas cristãs adotando-se os padrões clássicos e a construção de palácios e mosteiros seguindo as mesmas bases. Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construção harmônica. Apesar de racional e antropocêntrica, a arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palácios também foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de fazer chegar a luz às janelas internas.


Escultura:

   Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento, no sentido humanista. Utilizando-se da perspectiva e da proporção geométrica, destacam-se as figuras humanas, que até então estavam relegadas a segundo plano, acopladas às paredes ou capitéis. No renascimento a escultura ganha independência e a obra, colocada acima de uma base, pode ser apreciada de todos os ângulos.
Dois elementos se destacam: a expressão corporal que garante o equilíbrio, revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas; e as expressões das figuras, refletindo seus sentimentos. Mesmo contrariando a moral cristã da época, o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo. Encontramos várias obras retratando elementos mitológicos, como o Baco, de Michelangelo, assim como o busto ou as tumbas de mecenas, reis e papas.



Resultado de imagem para arte renascentista escultura

                       

Pintura:

Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundários, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distâncias e volumes que parecem ser copiados da realidade; e a utilização da tinta à óleo, que possibilitará a pintura sobre tela com uma qualidade maior, dando maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras.



Imagem relacionada



Em um período de ascensão da burguesia e de valorização do homem no sentido individualista, surgem os retratos ou mesmo cenas de família, fato que não elimina a produção de caráter religioso, particularmente na Itália. Nos Países Baixos destacou-se a reprodução do natural de rostos, paisagens, fauna e flora, com um cuidado e uma exatidão assombrosos, o que acabou resultando naquilo a que se deu o nome de Janela para a Realidade.



               Leonardo Vinicius &  Gabriel Rodrigues








                      Música Eletrônica

    No final do século XIX (por volta de 1880), graças a inúmeros avanços da ciência no ramo da física, a música eletrônica começa a se desenvolver, pois foi nessa época que os primeiros instrumentos eletrônicos surgiram. De pouco em pouco, a música eletrônica foi se espalhando. Após a segunda guerra mundial, a música eletrônica começa a ganhar espaço no contexto mundial graças aos franceses na atuação da música concreta e os alemães com a chamada Elektronische Musik.

      Por volta da década de 80, as discotecas ganharam popularidade, e consecutivamente, a música eletrônica também. As discotecas eram conhecidas pela música Disco, um sub-gênero da música eletrônica, que na época atingiu seu auge, e que hoje em dia já não se ouve tanto.

  Com o tempo, vários sub-gêneros da música eletrônica foram formados e alguns vem ganhando cada vez mais fama nos dia de hoje, como por exemplo o House, caracterizado por uma batida 4/4 gerada numa bateria eletrônica, completada com uma sólida (muitas vezes também gerada eletronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de "samplers", ou pequenas porções de voz ou de instrumentos de outras músicas, e o Trap, que possui, geralmente, uma pegada mais sombria caracterizada principalmente pelo 808 (tipo de bumbo, que tem como característica uma longa duração) utilizado em tempo duplo, em tempo triplo e outros tempos mais rápidos de divisão chimbais.

  Vale ressaltar aqui outros sub-gêneros que também vem se popularizando como o Dubstep, o Glitch Hop, o Indie Dance, o Nu-Disco, o Chill out, o Drum and Bass, o Trance, o Future Bass dentre vários outros.

Resultado de imagem para dj marshmello

                                                        Marshmello ficou famoso com suas composições com um tom de Future Bass.


   Hoje em dia, entendemos como música eletrônica toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição musical.
   Um diferencial da música eletrônica é que para cria-la, você não precisa estar necessariamente familiarizado com instrumentos, já que é possível cria-la em um computador, utilizando apenas o mouse, o teclado e um software de composição musical.

Resultado de imagem para Dupla de Djs conhecida como The Chainsmokers.Resultado de imagem para Skrillex ficou famoso com suas composições de Dubstep e Brostep
Dupla de Djs conhecida como The Chainsmokers.                    Skrillex ficou famoso com suas composições de Dubstep e  
                                                                                   Brostep



                         Gabriel Quanz  &  Daniel Alves