domingo, 20 de novembro de 2016

ARTE CLÁSSICA

    A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.
  É importante diferenciar arte Clássica do Classicismo. O Classicismo é o período da arte oposto ao romantismo, que vai do séc. XV ao séc. XVIII, os classicistas buscavam se inspirar no período Clássico, no seu equilíbrio, harmonia e na racionalidade. As manifestações classicistas na idade moderna são o Humanismo, o Renascentismo e o Neoclassicismo.
  A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista grego criar uma arte intelectual. Nas artes greco-romanas não existe diferenciação entre o artista e o artesão.
Resultado de imagem para arte classica grega A arte Clássica grega criou uma grandeza estética e seu sistema de proporções ideais marcaram a civilização ocidental. A arte Clássica grega entra em decadência no séc. I a.C., com a arte romana tomando seu lugar. É claro que a arte romana sofreu muita influência da arte grega, mas a arte romana também criou suas própria características, como a pintura nas paredes e os estilos arquitetônicos toscano e composto.

A ESCULTURA
A escultura clássica é uma criação em terceira dimensão, a partir de materiais como mármore, gesso e bronze, trabalhando preferencialmente a anatomia humana, a partir da subjetividade do artista. Já a escultura contemporânea utiliza os mais diversos materiais: madeira, plástico, ferro, aço. Não há limites para ela. Nem na utilização da matéria-prima nem nas temáticas que são exploradas.

A PINTURA
Resultado de imagem para arte classica pinturaA pintura clássica é a arte da beleza tranquila segundo Wolfflin, ou a beleza libertadora experimentada de maneira geral pelos nossos sentidos, pode se referir como pintura clássica qualquer época ou estilo, artistas que se tornaram padrão em um estilo próprio, seja umclássico de Monet ou um clássico de Picasso, não há um termo definido sobre o que é clássico e o que não é clássico, tudo dependerá do contexto.

A MÚSICA
Musica-Classica
 A beleza se manifesta com plenitude através da arte. Há uma classificação tradicional das belas artes: a arquitetura, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e o cinema. Cada uma dessas sete tem sua própria forma de expressão, história e sentido de estética.
  A música é uma expressão do belo através dos sons. Possui uma dimensão universal, além de inúmeras correntes e estilos.

Alexya & Maria Euarda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário