ARTE CLÁSSICA
A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.
É importante diferenciar arte Clássica do Classicismo. O Classicismo é o período da arte oposto ao romantismo, que vai do séc. XV ao séc. XVIII, os classicistas buscavam se inspirar no período Clássico, no seu equilíbrio, harmonia e na racionalidade. As manifestações classicistas na idade moderna são o Humanismo, o Renascentismo e o Neoclassicismo.
A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista grego criar uma arte intelectual. Nas artes greco-romanas não existe diferenciação entre o artista e o artesão.
A ESCULTURA
A escultura clássica é uma criação em terceira dimensão, a partir de materiais como mármore, gesso e bronze, trabalhando preferencialmente a anatomia humana, a partir da subjetividade do artista. Já a escultura contemporânea utiliza os mais diversos materiais: madeira, plástico, ferro, aço. Não há limites para ela. Nem na utilização da matéria-prima nem nas temáticas que são exploradas.
A PINTURA
A MÚSICA
A beleza se manifesta com plenitude através da arte. Há uma classificação tradicional das belas artes: a arquitetura, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e o cinema. Cada uma dessas sete tem sua própria forma de expressão, história e sentido de estética.
A música é uma expressão do belo através dos sons. Possui uma dimensão universal, além de inúmeras correntes e estilos.
Alexya & Maria Euarda
Nenhum comentário:
Postar um comentário